Gosto pela leitura se aprende

abril 1, 2010 at 1:42 pm (Uncategorized)

“Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever, inclusive a sua própria história’’(Bill Gates)

O maior patrimônio de uma pessoa está relacionado à sua formação, seu conhecimento, sua capacidade de adaptação a um mundo em constante modificação. Ninguém pode lhe tirar aquilo que você detém em termos de conhecimento. A única ferramenta para conseguir o conhecimento é o bom hábito de leitura.

A leitura abre a janela do nosso mundo para mundos diferentes e distantes. Ler provoca a interação entre o que está escrito e o cérebro que recebe, processa, analisa cada informação e retém o que é de seu interesse. A magia de estar num lugar sem nunca antes ter estado fisicamente lá é proporcionada através da leitura.

Em pleno século XXI acesso a informação é o que não falta. Se a informação é de qualidade é o que ninguém sabe avaliar. Afinal, o ser humano adquiriu uma preguiça de pensar, de avaliar e discutir. Motivado pela falta de leitura.

A praticidade da internet torna a vida muito ágil, fácil e deprimente. As crianças nascem sabendo ligar um computador.  Por outro lado, não ouviram falar em Dom Quixote, nem sabem quem é Peter Pan.                                     Não fazem mais amigos, adicionam contatos no MSN. Não aproveitam o domingo para visitar a avó no interior, é preciso dedicação para cuidar da sua “Colheita Feliz”.

Conhecimentos básicos da literatura infantil já nem são lembrados pelas crianças dessa geração Y, a geração da internet. Que não tem super-heróis e sim super celulares, iphofes. Sabem tudo de games, e desconhecem a beleza de ler um clássico como, “O Gato de Botas”, “O Pequeno Príncipe”.

O desinteresse pela leitura vem de casa. Os filhos costumam se espelhar  nos pais. O filho que vê seu pai lendo, irá fazer a mesma coisa.  E aquele cuja o pai não lê… Infelizmente irá percorrer um caminho difícil para ser um leitor, pois faltam bons exemplos.

O problema de não ser um ler não está só em não conhecer o fabuloso mundo das palavras.  Vai além, os reflexos são notados principalmente na vida profissional. O individuo não aprende a pensar, não possui atitude critica, não tem percepção do mundo, não tem o domínio da língua.  E o final acaba se tornando trágico, é excluído do mercado de trabalho.

Índices Brasileiros

O Brasil tem o menor consumo de livros no mundo. Em média são consumidos 2,5 livros/ano por habitante.  Um número preocupante, pois 1/4 dos alfabetizados no Brasil não entendem o que lêem, são alfabetizados funcionais.

Em pleno 2010 o país tem 14 milhões de analfabetos. Um número nada bom para um país que almeja ser em 2016 a quinta maior economia mundial.     A proposta para o novo Plano Nacional de Educação feita pelo Conselho Nacional de Educação (PNE) prevê a erradicação do analfabetismo até 2020.

O analfabetismo funcional também terá de ser extinto pelo novo plano, que norteará a educação no país por dez anos.

Neste ano o governo destinou R$ 752 milhões para aquisição de livros didáticos a alunos dos anos iniciais e para reposição de livros a estudantes dos anos finais do ensino fundamental. Os livros vão focar a alfabetização. A novidade consta da Resolução nº 3, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), que executa o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

Mas não basta só o governo investir dinheiro, é preciso os pais investir pesado em atenção e dedicação  para com seus filhos

About these ads

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: