Bairro Efapi tem moradores sem água encanada e luz elétrica

novembro 22, 2009 at 11:41 pm (Uncategorized)

Ana Paula Bourscheid e Sabrina Basso

Quinze famílias moram em área irregular no Bairro Efapi, próximo ao Loteamento Auri Bodanese.No local não existe saneamento básico,água encanada, esgoto e energia elétrica.

O termo de ajuste de conduta (TAC) de 5 de maio de 2004, feito entre a Prefeitura Municipal de Chapecó, Ministério Público de Santa Catarina, Casan e Celesc, prevê que moradores de áreas irregulares não possuem direito a instalações de água e luz.

As famílias que habitam o local vem de outras cidades em busca de emprego. Através da indicação de amigos e parentes, se alojaram ali para construir suas casas e abrigar suas famílias. A maioria das pessoas trabalha em empresas frigoríficas ou como diaristas, sem emprego fixo.

Os moradores construíram suas fossas de esgoto e poços de água. “Fiz meu próprio poço, mas construíram duas fossas ao redor”, relata o morador Manuel Lazaro. Algumas famílias possuem energia elétrica, resultantes de “gatos” feitos com moradores de áreas regulares próximas. Segundo Lazaro “dividimos igualmente a conta de luz, já que todos gastam”.

Conforme os moradores a água é boa, pois vem de fontes que brotam da terra. Para eles o maior problema é o esgoto a céu aberto, provocando mau cheiro e futuras contaminações para a saúde dos habitantes .

“Aqui, tomamos banho de bacia”, afirma a moradora

Maria Carolina Lopes Machado de 57anos.




Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: